LEVAR A SÉRIO O TRABALHO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA É PRIMORDIAL
Quanto mais as empresas valorizarem o trabalho realizado pelas assessorias de imprensa, mais o assessor de imprensa será visto como imprescindível e estratégico dentro da pirâmide de importância da comunicação dentro das organizações. As decisões tomadas no âmbito da assessoria de imprensa podem interferir no sucesso de uma marca. Por outro lado, podemos afirmar ainda que as companhias que sabem se comunicar com a imprensa conquistam um diferencial importante dentro da sociedade moderna. As empresas precisam entender que esse modelo de comunicação agrega valor a marca já que a credibilidade da imprensa gera qualidade para os entrevistados.
Um grande problema com relação à assessoria de imprensa é a tentativa de improvisação. Ao invés de contratarem profissionais qualificados para o planejamento e execução do projeto, algumas empresas buscam adaptar profissionais e tentar, muitas vezes de forma fracassada economizar recursos, não enxergando a essência do trabalho, pois não estão lidando com gastos, mas com investimentos.
Para um desempenho satisfatório no trato com o ambiente de veículos de comunicação, independente da plataforma, a assessoria necessita atentar-se em especial a característica e diretrizes para atuação. É necessário o assessoramento, análise, interpretações e perfis ambientais, a partir da leitura da mídia.
É papel da assessoria de imprensa promover relações cordiais com os meios de comunicação e seus diretores e editores e propiciar condições para o bom desempenho das funções jornalísticas. Deve também organizar a demanda de solicitações e contatos com o cliente.
Isso acontece porque quem sofre com a consequência de um trabalho mal desenvolvido é a própria empresa, que percebe seu desgaste perante seus públicos e não consegue manter a visibilidade conquistada em momentos especiais.
Vivemos um novo quadro dentro da comunicação onde o assessor se envolve nos trabalhos que trazem reputação para as marcas. Além do relacionamento com a mídia tradicional, a chamada mídia offline, é também função do profissional, estabelecer uma relação no que tange o marketing digital. Aqui vale estabelecer uma linha de comunicação direta com os veículos online, além de trabalhar em sintonia com o conteúdo gerado para as redes sociais dos clientes. Assim, é fácil encontrar empresas que investem na criação de Blogs, Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram entre outros, que prometem atingir também o consumidor diretamente. O grande trabalho está exatamente em criar um equilíbrio que permita atingir a mídia, sem deixar de lado o conteúdo e a boa imagem da marca.
Na verdade, o que percebemos é que uma ferramenta de comunicação completa a outra. Ou seja, tem que se pensar estrategicamente, pois não é possível pensar em comunicação como ação isolada. Em seu contexto geral, ela tem que contar com ações que sejam capazes de falar diretamente com o público alvo da companhia. Para tanto, deve lançar mão de estratégias que contem com criatividade e eficiência. Evidentemente, essa chamada criatividade está atrelada ao investimento disponível. É verdade que podemos ser criativos sem gastar muito. Mas, de qualquer modo, saber qual a verba disponível é fundamental.