NÃO TENHA DÚVIDA NA HORA DE CONTRATAR UMA ASSESSORIA DE IMPRENSA

Embora assessoria de imprensa seja uma ferramenta importante na estratégia de comunicação das empresas, ainda existem dúvidas na cabeça dos executivos. A principal delas e entender o porquê contratar uma assessoria. Para acabar com essa dúvida, enumeramos oito motivos que podem facilitar essa tomada de decisão.

1 – Posicionamento – Nos tempos atuais, contar com uma marca ou empresa bem posicionada na mídia, é sinal de credibilidade junto ao púbico-alvo. Assim, a assessoria de imprensa se posiciona como um elemento importante dentro da estratégia de comunicação das companhias, na medida em que funciona como sendo o elo entre a empresa e a imprensa. Com o seu know-how pode encontrar espaço em veículos importantes que são capazes de repercutir os assuntos e assim, fazer com que as fontes se destaquem e conquistem a atenção dos leitores, telespectadores, ouvintes ou internautas.

2 – Mecanismos de busca – Um trabalho de assessoria de imprensa bem feito vai gerar um conteúdo que pode auxiliar no posicionamento das empresas nos sites de busca. Sabemos que essa é hoje uma ferramenta extremamente importante porque é o ponto de partida para os clientes que buscam informações sobre produtos e serviços.

3 – Divulgação estruturada – A partir do momento em que a assessoria de imprensa assume o trabalho de divulgação da empresa, ela pode criar um planejamento que vai fazer com que os temas a serem divulgados sejam feitos de maneira estruturada e não atropelada. O resultado disso é a possibilidade de presença constante na mídia por parte da empresa que contrata o serviço.

4 – Fonte de informação – Um dos principais papeis da assessoria de imprensa é transformar o seu cliente em fonte de informação constante dos veículos de comunicação. Por isso, ao investir em um projeto de assessoria, a empresa precisa ter a certeza de que esse é um dos pilares de sustentação do trabalho que se suporta com conteúdo de qualidade.

5 – Trabalho constante – Se um dos motivos que levam uma empresa a contratar uma assessoria é aumentar a visibilidade da empresa na mídia e como consequência junto aos seus consumidores, também é importante ressaltar que esse é um trabalho que tem começo, meio e não tem fim. Ser referência para a imprensa é se provar todos os dias. É mostrar para os jornalistas que a empresa veio para ficar e aumentar a sua relevância e o seu engajamento junto aos seus públicos sejam eles interno ou externo.

6 – Visibilidade – Seja por meio de um release, uma pauta, um artigo, um encontro de relacionamento ou outra estratégia qualquer, o papel da assessoria de imprensa é gerar visibilidade para o seu cliente por meio de um conteúdo de qualidade. Isso é importante, porque ao receber um material que reflita a opinião e a credibilidade do cliente esse passa a ser autoridade no assunto e como consequência ganha notoriedade que vai se refletir na divulgação desejada.

7 – Fortalecimento de imagem – Construir a imagem institucional de um cliente é um processo complexo mas extremamente prazeroso. Na medida em que as ações vão sendo desenvolvidas, o resultado aparece e como consequência, o fortalecimento da imagem corporativa também. E quanto maior o fortalecimento, maior é a credibilidade da empresa junto a todos os públicos envolvidos em todo o processo da empresa.

8 – Se destacar da concorrência – Ao desenvolver um trabalho de assessoria de imprensa as empresas conquistam um espaço editorial importante. Assim, melhor do que nós falarmos de nós é permitir que os outros falem. E quanto mais a empresa oferece motivos positivos para que falem dela na mídia, mais se destaca dos concorrentes.