Você já deve ter visto por aí algum filme ou série um personagem com a profissão “relações públicas”. Pode parecer algo distante, mas, na realidade, é uma profissão comum e seus conhecimentos são gradativamente mais necessários para a área da Comunicação e para aproximar as marcas de seus públicos de interesse.
A atividade de Relações Públicas (RP) existe há mais de 100 anos. Tudo começou em 1906, quando a jornalista Ivy Lee foi contratada pelo empresário David Rockefeller para melhorar sua imagem corporativa após uma crise. No Brasil, em 1914, o primeiro departamento de Relações Públicas foi implantado no mundo na The Light & Power Co. Desde então, acompanhamos a ascensão da atividade no mundo.
Neste artigo, você compreenderá o que são relações públicas, o que faz um profissional da área e qual o impacto no mercado da Comunicação.
O que é RP?
A Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP) descreveu a atividade como “o esforço deliberado, planejado e contínuo para estabelecer e manter a compreensão mútua entre uma instituição pública ou privada e os grupos de pessoas que trabalham, direta ou indiretamente, ligadas”.
Principalmente, as relações públicas são responsáveis por conectar organizações, instituições, órgãos governamentais, terceiro setor e pessoas públicas com seus diversos stakeholders (internos e externos). Tudo isso de forma estratégica, considerando todo o contexto em que estão inseridos.
Assim, a atividade deve garantir que o entendimento entre os públicos seja mútuo, com resposta e confiança, para reflexão em uma identidade positiva e na imagem e na confiança bem consolidada.
O que faz um profissional de Relações Públicas?
O profissional é responsável por gerenciar a comunicação e intermediar as relações com os públicos de interesse de modo a garantir uma imagem pública positiva.
Algumas de suas ações no dia a dia podem ser:
- Planejamento estratégico de comunicação;
- Relação com a imprensa;
- Gerenciamento e prevenção de crises;
- Gestão de redes sociais;
- Relações com consumidores, clientes e investidores;
- Pesquisas de mercado e análise da opinião pública;
- Formulação de campanhas de divulgação;
- Relacionamento com o governo e comunidades;
- Organização de eventos;
- Estratégias de comunicação interna para funcionários.
Cada área exige ações diferentes, portanto, cabe ao profissional de RP identificar as necessidades a cada momento e quais passos devem ser seguidos futuramente.
Qual a importância das Relações Públicas para a Comunicação?
Assim como o nome diz, as relações públicas são cruciais para construir relacionamentos entre os públicos. Portanto, a atividade impacta na qualidade da comunicação ao planejado, agir e monitorar de maneira organizada e integrada em torno de um objetivo. As relações públicas garantem que se está fazendo a ação certa, no lugar certo e na hora certa.
A sua visão estratégica pode beneficiar não só a área da Comunicação, mas também os negócios, consolidando um posicionamento, aumentando a sua visibilidade e extensão, conectando com novas oportunidades e identificando lacunas e possibilidades para diferenciar a marca no mercado.
No mundo atual tão competitivo e conectado, é essencial ter as relações públicas por trás das organizações para chegar onde se deseja.
*por Larissa Zerbini