Como a Multikids se beneficia de datas sazonais para gerar awareness de marca

Sobre as Empresas

Ambas parte do Grupo Multi, uma das 200 maiores empresas brasileiras que atua em mais de 15 categorias de produto, a Multikids Baby é a sua marca nacional focada em produtos essenciais para a primeira infância entre itens de amamentação e alimentação, cuidado oral, banho, higiene, soneca, transporte, segurança e desfralde; enquanto a Multikds trabalha com itens de diversão para as crianças, com jogos, bonecas, blocos de montar, pelúcias, eletrônicos, papelaria, outdoor. 

Além disso, seu portfólio conta com itens de marcas licenciadas como Fisher Price, Disney, Barbie, Show da Luna, Tartarugas Ninja, Hora da Aventura, entre outras.

Desafio

A Growth Comunicações foi o parceiro escolhido para trabalhar a comunicação das linhas baby e infantil do Grupo Multi com foco em desenvolver ações estratégicas com potencial de comunicar os principais atributos da marca, que tem como propósito principal suavizar os desafios da gestação à infância, simplificar o dia a dia das mães e das crianças e acompanhar o desenvolvimento infantil com praticidade e muita diversão.

De forma ampla, o grande desafio do job passava pela alta concorrência de marcas no segmento e a baixa recorrência de marca junto ao público. 

EMPRESA
Multikids e Multikids Baby

TAMANHO DA EMPRESA
Grande

SETOR
Brinquedo | Maternidade | Infantil | Varejo

DESAFIO
Aumentar o awarenesse de marca por meio de ações de marketing integradas com comunicação estratégica

SERVIÇOS GROWTH
Assessoria de imprensa | Marketing de influência | Branded Content | Eventos | Relações Públicas

Como a Growth Comunicações resolveu
Por um lado, nos pautamos no mapeamento de oportunidades para que, de forma recorrente, estivéssemos presentes em situações ligadas à maternidade, paternidade e infância junto aos criadores de conteúdo. Por outro, criamos ações de marketing conectadas com plano de comunicação estratégica que se beneficia das datas sazonais do calendário brasileiro para promover a marca junto ao público pretendido.

Campanha Sazonal – Dia das Mães

MultiKids Baby é uma marca nacional focada em descomplicar e suavizar a rotina das famílias brasileiras. Ao desenvolvermos a campanha de PR de Dia das Mães tivemos foco em dar voz e espaço para que mães diversas pudessem falar sobre suas experiências e como na maternidade não existe um roteiro pronto. A partir desse discurso, conseguimos estabelecer conexões reais com o público alvo da marca.

Criamos uma campanha em que convidamos mães criadoras de conteúdo de perfis plurais para um roda de conversa com temas importantes da maternidade. A conversa demonstrou que mesmo a maternidade sendo uma experiência sem roteiro e única para cada mãe, em algum momento as dores e delícias se cruzam e a empatia é instantânea.

Influencers da campanha:

@maternidadesapatao – 26,4 mil seguidores

@naogabs – 23,8 mil seguidores

@mamaede1aviagem – 103 mil seguidores

@patidemiranda – 59,2 mil seguidores

O retorno aproximado foi de 38 mil impressões e 200 mil contas alcançadas.

Como sustentação, fizemos o envio de presskit para um mailing orgânico de influenciadoras. A ideia era refletir um momento especial da roda de conversa, quando as mães e as crianças brincaram com tintas e criaram uma experiência e memória única, divertida e de muita conexão. O presskit foi composto por uma tela, pincéis e tinta, além do convite para assistir o vídeo oficial da campanha.

Ao todo 76 perfis foram contemplados, o que gerou o alcance de 200 mil contas.

Campanha Sazonal – Dia das Crianças

Multikids é uma marca de brinquedos diversa, para todos os tipos de pessoas, com várias possibilidades de produtos e opções de preço. E acredita que o brincar é capaz de empoderar as crianças, estimulando e desenvolvendo o potencial de cada uma delas.

Para o Dia das Crianças, a Multikids se uniu à Multi em uma campanha unificada em que além da BU de brinquedos, estavam também Telas, Esportes e Tecnologia. Para amarrar todas essas frentes criamos um storytelling único explorando a ZONA DE DIVERSÃO de cada criança.

Por um lado, trabalhamos com um squad de influenciadores de diversas redes – como Instagram, TikTok e YouTube – contratados que postaram conteúdos ao mesmo tempo, gerando uma grande movimentação simultânea nas redes sociais. Por outro, contemplamos também perfis para envio orgânico de kit de produtos.

Tanto para o mailing pago, quanto para o orgânico enviamos um presskit com o objetivo de apresentar os produtos foco de cada BU e também convidar as famílias a criarem uma zona de diversão em sua casa e passar tempo juntos.

A estratégia que criou uma conexão afetiva com a campanha foi o fato de que o nosso time estudou a zona de diversão de cada filho de influenciador que seria presenteada. Ou seja, apenas a caixa personalizada da ação era igual para todo mundo. Cada kit era composto por produtos foco acordo com a personalidade, idade e particularidade de cada criança. 

Havia a Zona de Diversão gamer, de esportes, de brinquedos –  e um porta figurinhas da Copa do Mundo, para também aproveitar o tema em alta. Ao receber uma caixa impossível de ser ignorada de tão “perfeita” que era para um conseguimos publicação de 100% do mailing orgânico, além de gerar conteúdos posteriores à data. 

A ação gerou o alcance de mais 8 milhões de contas nas redes sociais por meio de mais de 200 conteúdos gerados por 34 perfis diferentes e se tornou case de sucesso interno na empresa.

Campanha Sazonal – Natal

O Natal é uma das datas mais importantes para as crianças, além dos presentes esperados pelo ano inteiro, elas também valorizam as experiências e memórias que a data traz. Afinal, nessa época o imaginário de cada uma aflora e elas querem viver um dia mágico. Por isso, fizemos com que cada criança vivesse a experiência de Natal Mágico com a Multikids.

Para promover a ação, juntamos forças com a Brasil Cacau e promovemos um evento para influenciadores pagos e orgânicos. O evento aconteceu na Casa de Natal da Brasil Cacau, onde eles fizeram degustação de produtos da marca e também tiveram uma oficina para brincadeiras interativas e a visita do Papai Noel para entrega dos produtos foco da ação para as crianças.

Além do evento, também fizemos envio para mailing orgânico de influenciadores de fora de São Paulo. Eles receberam os produtos foco da ação com uma carta personalizada com um vídeo exclusivo do Papai Noel dando Feliz Natal para cada uma das crianças de forma nominal.

O evento reverberou em um alcance de mais de 800 mil contas e o envio orgânico um alcance de mais de 4 milhões de contas. 

Viés Social

Seguindo o propósito da marca Multikids, a campanha também contou com uma ação social, levando parte da experiência de Natal para as crianças assistidas pelo Projeto de Incentivo à Vida – Instituto PIVI que atua na área de assistência social formando crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade pessoal e social. As crianças receberam um café da manhã especial, uma oficina para brincadeiras interativas com produtos da marca e também a visita do Papai Noel para receberem os presentes de Natal.

Squad de influenciadores

Compusemos um time de criadores de conteúdo no nicho de maternidade, alinhados com os valores da marca. Os embaixadores estão presentes em todos os mailings de envio, além de serem meio para comunicar ações e promoções e para cobrir eventos especiais. Com eles conseguimos gerar awareness e manter a lembrança de marca junto ao público de cada um, pois as postagens levando o nome de Multikids são recorrentes.

O squad é composto em sua maioria por influenciadores orgânicos e poucos nomes pagos. 

Os orgânicos produzem conteúdos dos produtos recebidos, ações e eventos, com o relacionamento próximo a marca eles postam de forma recorrente. Os influenciadores pagos, além de postarem os envios, também postam mensalmente conteúdos roteirizados de acordo com a estratégia de PR e marketing.

Ao longo de 2022 o Squad de Embaixadores atingiu o total de 955 conteúdos publicados, com alcance estimado em 6,4 milhões de contas.

Mapeamento de oportunidades

Ao longo do ano acompanhamos de perto nomes do nicho de maternidade e outros correlatos para identificar sinais de oportunidade de exposição orgânica de marca ao atrelar envios de produto e o discurso de sensibilização com as necessidades e foco da marca. Por exemplo: aniversários, anúncio de gravidez, ações sociais, viagens, datas sazonais.

Enxovais

Bruno Cardoso – cantor
2,3M de seguidores no Instagram
Ao acompanhar o nicho de maternidade, acompanhamos os influenciadores que anunciam a gravidez. Assim que o cantor Bruno Cardoso anunciou a gravidez de sua primeira filha entramos em contato e fechamos organicamente seu enxoval com contrapartida de conteúdos em feed e stories do Instagram.
Alcance estimado: 100 mil contas

Tays Reis – cantora e influenciadora digital
3 milhões de seguidores no Instagram
Seguindo essa dinâmica também, acompanhamos o anúncio da gravidez da cantora e influenciadora Tays Reis, com quem adotamos o mesmo formato de entrega e contrapartida – desta vez incluindo também o YouTube.
Alcance estimado: 3,1 milhões contas

Nanda Costa – atriz
3,2 milhões de seguidores no Instagram
Seguindo nosso mapeamento e em parceria com a Gravidicas Store, enviamos parte do enxoval da atriz Nanda Costa e da música Lan Lanh, com entregas orgânicas de stories no Instagram da atriz.
Alcance estimado: 351 mil contas

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