Como o meu DNA integra assessoria de imprensa, marketing de influência e Relações Públicas para construção de reputação

Sobre a Empresa
O meuDNA é uma empresa de tecnologia fundada em 2019 a partir da Mendelics – laboratório pioneiro e líder no Brasil e na América Latina em sequenciamento de nova geração com ampla experiência no diagnóstico de doenças genéticas através da análise de DNA. 
Sua missão é aumentar a qualidade de vida das pessoas através da informação genética personalizada. Para isso, conta com produtos de mapeamento genético que são vendidos por meio da Internet diretamente aos consumidores, por valores mais democráticos quando comparados com laboratórios tradicionais e que, por premissa, utilizam uma amostra de saliva para a condução da pesquisa a ser feita – seja ela de ancestralidade, de saúde ou de triagem neonatal.

Desafio
A Growth Comunicações foi o parceiro escolhido para trabalhar a comunicação do meuDNA desde a sua fundação para a construção de reputação, autoridade e credibilidade da marca no mercado, além do distanciamento e diferenciação da concorrência já existente, por meio das disciplinas de assessoria de imprensa, marketing de influência e Relações Públicas.  
De forma macro, o grande desafio do job passava pela falta de conhecimento dos meios de comunicação brasileiros em torno do tema mapeamento genético – que frequentemente era sinônimo de teste de paternidade. 

EMPRESA
meuDNA

TAMANHO DA EMPRESA
Médio

SETOR
Tecnologia | Healthtech | Genética | Startup | Varejo

DESAFIO
Tornar o tema mapeamento genérico conhecido do grande público

SERVIÇOS GROWTH
Assessoria de imprensa | Marketing de influência | Relações Públicas

Como a Growth Comunicações resolveu
Com olhar 360o para a construção de uma comunicação estratégica sustentada, tivemos uma série de entregas coordenadas e que fizeram com que o meuDNA assumisse o papel de protagonista na popularização do conceito de mapeamento genético.

Seu DNA é único
Estratégia de conteúdo para promover a singularidade do sentimento despertado em cada pessoa ao descobrir mais sobre si por meio do DNA.
Junto com o portal de criatividade e inovação Hypeness construímos uma narrativa a partir da testagem de ancestralidade de todos os integrantes da redação do veículo. Cada participante trouxe o seu olhar sobre essa experiência e as histórias reverberaram em formato de publicação no portal e em conteúdos nas redes sociais do veículo.
Ainda nessa linha narrativa, trabalhamos com o Buzzfeed em dois pilares de geração de conteúdo: test&review do produto e produção de um documentário com personagens que trouxeram diferentes validações sobre a relevância do produto a partir de suas histórias.

De onde eu vim
Estratégia de conteúdo para promover o valor e a realização pessoal de cada um ao descobrir de onde veio sua origem a partir do conhecimento do seu DNA.
Junto com o portal UOL promovemos uma ação de conteúdo premiada em 1º lugar na categoria webjornalismo do Prêmio Respeito e Diversidade promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público e como Iniciativa Inovadora do ano no 4º Prêmio UOL de Conteúdo.
Na iniciativa, 20 personalidades pretas – do vereador paulistano Fernando Holiday à ex-ginasta olímpica Daiane dos Santos, e do sambista Péricles às jornalistas Maju Coutinho e Aline Midlej e às escritoras Conceição Evaristo e Eliana Alves Cruz – fizeram o teste de ancestralidade e falaram sobre a experiência de ter descoberto fatos relevantes sobre de onde vieram em uma série de reportagens em diferentes formatos de mídia, como documentário e reportagem especial.

Orgulho da minha história
Estratégia de conteúdo para despertar um gatilho viral no público, de forma a fomentar o compartilhamento sobre o que cada um sabe sobre o seu DNA.
Partimos de um fato relevante na cultura brasileira e, junto com a principal revista eletrônica do País – o Fantástico, da Rede Globo – construímos a árvore genealógica do cantor Gilberto Gil em seu aniversário de 80 anos e transformamos em um conteúdo educativo sobre a descoberta que o DNA pode trazer sobre suas origens.

Quer tornar a sua marca conhecida no mercado?