MARKETING SAZONAL: O PENSAMENTO 360° DE COMUNICAÇÃO A FAVOR DA MARCA

As datas sazonais são molas propulsoras para aumentar o consumo e, por isso, são parte do planejamento estratégico de comunicação das marcas para o ano. Isso passa por campanhas publicitárias, por ações de trade marketing e, claro, deve ser contemplado em um trabalho que envolva as disciplinas de assessoria de imprensa, relações públicas e marketing digital enquanto ferramentas para distribuir as mensagens de marca neste período.

E o marketing sazonal fica ainda mais completo se ele for abordado a partir de uma visão 360° que potencializa o awareness de marca e o potencial de conversão.

Como usar datas sazonais a favor da marca?

Influenciadores:

 Aproveitar os criadores de conteúdo para criar conteúdo que conecte sua campanha, promoção ou oportunidade com a audiência qualificada é uma ótima forma de gerar demanda para o seu produto ou serviço naquele período específico ao mesmo tempo em que gera awareness para a marca. A publicidade por meio dos influenciadores conversa com o público de forma mais humanizada, com verdade, confiança e credibilidade. E a boa narrativa atrai e gera desejo de consumo imediato, ao mesmo tempo em que posiciona a marca na lembrança dessa audiência, que tende a aumentar KPIs de visibilidade e engajamento.

Presskit:

Datas Sazonais tendem a aumentar a concorrência pela atenção dos criadores de conteúdo e dos jornalistas. Um bom jeito de conquistá-la é por meio do envio de um kit que destaque seu produto ou serviço por meio de um storytelling impossível de ignorar. 

O kit contribui para posicionar e diferenciar a marca da concorrência e gerar experimentação e indicação – o que acaba por impulsionar a exposição orgânica (não paga) da marca.

Imprensa:

A imprensa é um meio importante para criar e manter a reputação de marca e formar a opinião pública. E, em tempos de sazonalidade, é ainda mais relevante para endossar seu produto ou serviço e distanciá-los da concorrência.

Invista em uma estratégia inteligente, que encontra o viés da sazonalidade que foge do lugar comum onde os players do mercado vão brigar. A criatividade é o fator que vai determinar o sucesso do uso da ferramenta.

Eventos:

Eventos são promissores em datas sazonais para atrair visibilidade de forma massiva e que gera exposição de marca em outros ambientes, como as redes sociais. Para isso, as ativações devem ser muito bem pensadas e planejadas para gerar o efeito esperado no público desejado. Juntar criadores de conteúdo e imprensa ao contexto é uma ótima ideia!

Conteúdos para Redes Sociais da marca:

Complete esta estratégia com o planejamento adequado de conteúdos que serão trabalhados nos perfis sociais da marca. Lembre-se que pessoas compram de pessoas e essa é uma premissa importante para se conectar com a audiência.

Quer saber mais no que as datas sazonais e o pensamento 360° podem acrescentar na sua empresa? Acompanhe a Growth Comunicações e entre em contato com nosso time.