Cambridge English: um trabalho 360o prestes a completar 10 anos de história com a Growth Comunicações!

Sobre a Empresa
Cambridge Assessment English é o departamento da Universidade de Cambridge dedicado à avaliação de proficiência em inglês e preparo de professores.

Suas certificações ajudam milhões de pessoas em todo o mundo a aprender e comprovar seus conhecimentos em língua inglesa. A instituição fornece a maior variedade mundial de testes e exames para alunos e professores de inglês e tem a maior rede de reconhecimento: mais de 23 mil universidades líderes nos rankings internacionais, empresas e governos, pedem as certificações de Cambridge English para comprovação da proficiência em inglês dos seus candidatos e públicos internos.

Desafio
A Growth Comunicações foi o parceiro escolhido para trabalhar a comunicação de Cambridge English há quase uma década com foco em definir estratégias de comunicação para cada um dos seus públicos, visto que é instituição de relação com candidatos, professores e gestores de educação, ao mesmo tempo em que seu modelo de negócio é B2B. 

EMPRESA
Cambridge English

TAMANHO DA EMPRESA
Grande

SETOR
Educação | Idiomas

DESAFIO
Trabalhar a comunicação para os diversos públicos da instituição

SERVIÇOS GROWTH
Assessoria de imprensa | Relações Públicas | Marketing Digital | Performance

Como a Growth Comunicações resolveu
São muitos anos de história. Mas, de forma resumida, para atuar na dor do cliente, empregamos os três pilares que oferecemos para o mercado hoje: mídia conquistada, mídia proprietária e mídia de performance. 

Mídia Conquistada
Para ampliar seu brand awareness no mercado brasileiro e construir autoridade no mercado de ensino e aprendizagem de inglês, utilizamos uma abordagem de formatos variados para atingir a imprensa e gerar talkability em torno das suas mensagens para cada público.

Em uma das linhas adotadas, fizemos uma imersão para identificar as principais mensagens que precisavam ser traduzidas e transmitidas para cada foco de relacionamento e negócio da instituição, como candidatos e professores. Isso gerou:

Matérias focadas em cada público

Conquista de espaços recorrentes em veículos da imprensa que dialogam com os públicos de interesse para que mensalmente a marca entregasse e assinasse organicamente um artigo relacionado com o seu mercado de atuação, o que contribui para autoridade e reputação perante os diferentes públicos.

Espaços conquistados:

> Estadão

> Você S/A

> Ensino Superior

> Estudar Fora

> InterStudy

Além disso, desenvolvemos uma ação de relacionamento com a imprensa em busca de aumentar a percepção da instituição enquanto fonte para conteúdos oportunos em seu mercado de atuação. Podemos destacar a iniciativa feita junto à JEDUCA – Associação de Jornalistas de Educação – para a criação de um prêmio para jornalistas brasileiros que se dedicam a noticiar a educação sob a ótica da língua inglesa no País. A vencedora visitou as instalações da Universidade de Cambridge no Reino Unido e pôde desenvolver sua matéria a partir de entrevistas com os porta-vozes localmente.

 

Mídia Proprietária
Somos responsáveis por uma série de entregas que envolvem o ambiente digital proprietário de Cambridge English:

Estratégia de Canais
A partir dos públicos de interesse e dos seus hábitos de consumo de informação a partir das redes sociais criamos o planejamento de canais para que cada rede social tenha definido com quem fala, com qual frequência e com qual tom de voz. Isso baliza a nossa criação de conteúdo para Facebook, Instagram e LinkedIn da marca

Criação de conteúdo para redes sociais
Somos responsáveis por toda a etapa de criação de conteúdo estratégico para atingir KPIs orgânicos nas redes sociais de Cambridge English. Isso passa por definição de calendário do mês para cada rede (respeitando o público definido), redação de conteúdos, design de peças e avaliação de desempenho de cada post.

 

Em termos de crescimento orgânico de audiência, em 2022 o perfil do Instagram teve alta de 133% e o do LinkedIn de 15%.

Newsletter temáticas
Para nos comunicar diretamente com alguns dos públicos de interesse da instituição, criamos três newsletters que são trabalhadas mensalmente: uma focada em pais e duas focadas nos seus públicos B2B.

A ação gerou o alcance de mais 8 milhões de contas nas redes sociais por meio de mais de 200 conteúdos gerados por 34 perfis diferentes e se tornou case de sucesso interno na empresa.

Mídia de Performance
Já no âmbito da performance, temos duas atuações distintas:

Recorrente
Somos os responsáveis por gerir mensalmente a mídia disponibilizada pelo cliente e por criar as peças comerciais para suportar o trabalho realizado no âmbito digital, em Google Ads, Facebook e Instagram Ads e LinkedIn Ads.

Campanhas com objetivo específico
A partir dos insights que geramos com base em toda a operação da estratégia de conteúdo de Cambridge English, sugerimos campanhas específicas que conversam com seus objetivos de negócios versus audiência analisada.

Recentemente tivemos uma campanha focada em geração de leads para a newsletter de pais. Ela foi composta por:

Landing Page
Ebook
Trilha de email maketing
Campanha de mídia em Instagram, Google e YouTube

Os principais resultados foram:

0 dias
Tempo de campanha ativa
0 %
Crescimento da base de leads
0
Pessoas alcançadas
0
Impressões totais

Quer tornar a sua marca conhecida no mercado?