Assessoria de imprensa precisa olhar para as várias plataformas de comunicação

Assessoria de imprensa tem se transformado a cada dia. O modelo de hoje exige uma visão estratégica que inclua um olhar atento para as mais variadas plataformas de comunicação. Falar com o jornalista hoje não é mais o bastante. É preciso estar atento ao movimento dos influenciadores digitais, por exemplo, ou mesmo ao conteúdo produzido por meio de redes sociais e blogs. Independente se abordamos empresas que falam direto como o consumidor, as chamadas B2C ou as que vendem para outras empresas, conhecidas como B2B. O que vale mesmo é o poder da comunicação. É a capacidade da assessoria de imprensa em conseguir integrar todas as ferramentas para que seus clientes tenham o resultado esperado, que é a visibilidade, relevância e engajamento.

Essa era da informação que associada à evolução tecnológica, trouxe uma maior amplitude na capacidade de armazenamento e memorização de informações, dados e formatos de conhecimento, sem falar da possibilidade de integração mundial. A internet interliga pessoas do mundo inteiro, que conseguem compartilhar informações e dados sobre qualquer assunto que se deseje. Não há limites para esse universo que se apresenta.

No mundo globalizado em que vivemos, as organizações contam com grandes desafios de comunicação a enfrentar. Isso faz com que surjam várias oportunidades, que devem ser exploradas de maneira competente. Assistimos ao desenvolvimento desse movimento da informação, que está interligada ao ambiente macro que norteia as companhias. Empresas locais devem estar preparadas para competir de igual para igual com outras que atuam internacionalmente.

Nesse sentido, a comunicação é protagonista. Ela está no mesmo nível de outras áreas importantes que conseguem promover a interação com funcionários e clientes. Essa realidade vale para qualquer tipo de empresa que esteja disposta a trabalhar em prol de um objetivo maior, que é a vantagem competitiva.

A era da informação também gera uma troca de experiência. Hoje se aprende errando, ou melhor, se aprende com os erros dos outros. A mídia promoveu isso. Ela entrou na vida das pessoas e aproximou a notícia ao consumidor.

O aumento do conhecimento trazido no período em que vivemos vem sendo tratado por teóricos do mundo inteiro como um importante e indispensável capital intelectual. Por outro lado, fica cada vez mais evidente que o desafio está em como gerenciar esse capital. O conhecimento é mais do que fundamental.

Na verdade, o capital intelectual transformou-se em uma realidade da qual as empresas não podem fugir. A sua influência na gestão empresarial fez surgir um novo código de comportamento e uma nova atitude em relação a este. Nas discussões das empresas, fica evidente que os ativos intelectuais desenvolvidos a partir da informação já estão no cotidiano das companhias e se transformam em sinônimo de sucesso no mundo dos negócios.

Assim sendo, a comunicação apresenta-se para fazer com que a organização trabalhe de forma harmônica, eficiente e eficaz. Para tanto, depende de uma informação eficiente. Não pode haver ruído no processo. Quando a empresa investe em assessoria de comunicação tem em mente a possibilidade de transformar-se em referência para o mercado.