Assessoria de imprensa e tecnologia caminham juntas

Por: Sergio Sanches

Falar de assessoria de imprensa no ambiente digital requer detalharmos conceitos sobre jornalismo que evoluíram ao longo da história. A comunicação é uma disciplina que tem conquistado cada vez mais espaço dentro das organizações porque se descobriu que investir na comunicação é uma poderosa ferramenta mercadológica.

Com o advento da internet e o consequente avanço da tecnologia, contar com uma assessoria de imprensa atuante pode fazer a diferença. Aliás, esse tema tem passado por mudanças rápidas e profundas, que estão alterando completamente a forma como vemos o jornalismo.

Nos dias atuais, a comunicação ganhou a companhia das mídias digitais, que envolve todas as ações possíveis, como blogs, Facebook, Twitter, Instagram e tantas outras ferramentas que aparecem constantemente.

Assim, embora assessoria de imprensa seja um segmento consolidado, precisa ser visto com maior atenção pelas empresas e também pelos próprios jornalistas, que, com o passar dos tempos, têm entendido que o assessor pode ser um grande aliado, principalmente em épocas nas quais as redações estão cada vez mais enxutas.

Dessa maneira, podemos afirmar que esse é um momento que exige do profissional que ele seja multimídia, com muita inovação e criatividade. Nesse quadro de grandes transformações, os desafios também seguem a mesma proporção.

Hoje vivemos uma realidade que tem exigido dos profissionais três condições para o sucesso. A primeira é entender que não existe mais espaço para assessorias que se preocupam apenas em disparar releases.

A segunda é perceber que os tempos mudaram e que a tecnologia veio para ficar e contribuir para o sucesso do trabalho. Quem entende que pode utilizar a mídia digital a seu favor terá resultado mais rápido.

E a terceira tem a ver com o sucesso das assessorias. A empresa de assessoria de imprensa de sucesso é aquela que consegue fazer com que sua equipe tenha uma visão empreendedora e, assim, consigam pensar estrategicamente. Não há espaço para quem tem uma visão restrita, que pense apenas nos resultados de curto prazo. Diante desse cenário, as empresas buscam assessorias que sejam cada vez mais eficientes, éticas e com foco no resultado. Assim, é preciso ter uma preocupação em garantir o retorno do investimento.